terça-feira, 28 de junho de 2016

PLACAS FOTOVOLTAICAS | CÉLULAS FOTOVOLTAICAS | ENERGIA SOLAR















COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICO – DICAS, PASSO A PASSO.

Em tempos de conscientização ambiental e pesquisas de fontes de energias alternativas, a energia fotovoltaica se torna uma ótima opção de energia limpa e relativamente econômica.
Muitas pessoas confundem as células fotovoltaicas com os painéis solares, mas eles trabalham de forma diferente.
Os painéis solares têm a finalidade de produzir água quente ou mesmo vapor. Já os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade.

(fazenda de energia fotovoltaica)


Como Funcionam As Células Fotovoltaicas?
O silício é um material “semicondutor”, uma vez que conduz eletricidade é o principal material para células fotovoltaicas. São adicionadas impurezas como o boro ou fósforo a este material de base. Estas impurezas criam o ambiente para que os elétrons sejam liberados quando a luz solar atingir o painel fotovoltaico. A liberação dos elétrons resulta na produção de eletricidade.
Produz energia de forma limpa e silenciosa, utilizando-se de um recurso que está a nossa disposição de forma contínua e gratuita.


História da Tecnologia Fotovoltaica

O efeito fotovoltaico foi observado em 1839 por Alexandre Edmund Becquerel e passou a ser objeto de estudos científicos. Em 1954, o laboratório Bells introduziu o primeiro dispositivo de energia solar fotovoltaica, que produziu uma quantidade considerável de energia elétrica e a partir de 1958, as células fotovoltaicas já estavam sendo usadas em várias aplicações comerciais e científicas, em pequena escala.


Uso De Dispositivos Fotovoltaicos

Os dispositivos fotovoltaicos podem ser usados para alimentar qualquer coisa. Desde pequenos aparelhos eletrônicos como calculadoras até casas e grandes empresas. Podemos classificar o uso de dispositivos fotovoltaicos em três escalas distintas:

























(casa com estrutura de captação de energia solar)


 Pequenos sistemas fotovoltaicos

Estes sistemas produzem energia suficiente para abastecer uma casa ou aparelhos eletrônicos ou outros dispositivos como satélites, sinais de trânsitos, carros, etc. Em 2013, este tipo de sistema representava 60% do uso fotovoltaico em todo o mundo.
Sistemas Integrados
Em áreas urbanas e suburbanas os painéis são usados para complementar o consumo de energia. Em alguns casos, a energia excedente produzida pelo sistema pode ser vendida em algum acordo com a concessionária de energia elétrica local.
Este modelo é usado em edifícios residenciais e comerciais.
Larga Escala
Este modelo é utilizado em grandes áreas como fazendas ou mesmo parques solares e beneficiam um grande número de consumidores. Na maioria dos casos a eletricidade gerada chega às redes de transmissão através de usinas centrais ou em plantas híbridas.
Custos da Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica está mais acessível do que nunca. Devido aos investimentos no aprimoramento da tecnologia e a aceitação do mercado que geram mais investimentos o custo está cada vez menor. Em geral, o retorno do investimento é obtido em cerca de dois 
anos.

























Quer instalar, realizar manutenção ou saber um pouco mais sobre essa tecnologia?
Entre em contato com a Amigo Reparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário